Alonso reforça desejo por parceria e diz que Newey “é o melhor que já passou pela F1”

Ao comentar sobre a última notícia bombástica da Fórmula 1, Fernando Alonso revelou que "chegou perto algumas vezes" de trabalhar com a "lenda" Adrian Newey na Red Bull

Fernando Alonso foi mais um que rasgou elogios a Adrian Newey durante a coletiva de imprensa para o GP de Miami, realizada na última quinta-feira (2). O espanhol revelou que chegou a conversar com o projetista sobre uma possível vaga na Red Bull, e ainda garantiu que, na sua opinião, o veterano de 65 anos é “o melhor engenheiro que já passou pela Fórmula 1“.

A crise interna na equipe comandada por Christian Horner tem causado desconforto nos membros da escuderia, e pode, inclusive, ter sido um dos fatores que motivaram a saída de Newey. Ainda sem destino definido, a Aston Martin é uma das interessadas em contar com os serviços do ‘mago’ da aerodinâmica, embora a Ferrari pareça ser a favorita, já que rumores indicam que Frédéric Vasseur se reuniu com Adrian em Londres antes de embarcar para Miami, onde a classe rainha compete neste fim de semana.

No ano passado, durante uma conversa no podcast Beyond the Grid, da própria F1, Newey revelou algumas das coisas que gostaria de ter feito ao longo de sua carreira, mas que, até então, não havia tido a oportunidade. No topo da lista estava o fato de jamais ter conseguido atuar ao lado de dois dos grandes pilotos da categoria desde a virada do século: Lewis Hamilton e Alonso.

Se tratando do bicampeão, o desejo parece ser recíproco. “Sempre quis trabalhar com ele, pelo menos uma vez na vida”, revelou Alonso em entrevista ao portal espanhol AS. “Tenho muito respeito por ele, e o considero como provavelmente o melhor que já passou pela F1, uma lenda do esporte”, continuou.

Alonso ainda espera ter a oportunidade de trabalhar com Newey (Foto: F1)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Tive a sorte de tê-lo como rival, sempre corri contra os carros dele. Vou ter o Aston Martin Valkyrie projetado por ele na minha garagem, e será um pequeno presente ter seu próprio carro”, garantiu Fernando, que ainda lembrou das conversas que teve com Newey sobre a possibilidade de vestir as cores da Red Bull, em reuniões que contaram também com a presença de outros dois pilares da esquadra dos energéticos.

“Cheguei perto algumas vezes [de ir para a Red Bull], até conversamos um com o outro. Nessas reuniões não estavam apenas Christian Horner e Helmut Marko, mas também Newey. Sempre mostrei meu respeito a ele e ele fez o mesmo comigo. Vamos ver o que acontece no futuro”, comentou.

Mesmo aos 42 anos de idade, Alonso decidiu estender o seu vínculo com a Aston Martin, confiando no projeto do time de Silverstone para as próximas temporadas. Proprietário da escuderia esmeraldina, Lawrence Stroll tem investido pesado na modernização das instalações e na contratação de novos profissionais, chegando até mesmo a fazer uma proposta para tentar atrair Newey. Sobre a suposta oferta, o asturiano preferiu não comentar muito.

Espanhol está confiante com os planos da Aston Martin para 2026 (Foto: Aston Martin)

“Este é um assunto para Lawrence, e estamos muito satisfeitos com nosso departamento técnico. Adrian é o melhor, mas a decisão cabe a Lawrence e Adrian. Mas não é o desejo de uma pessoa que vai fazê-lo mudar, nem sabemos se ele quer deixar a F1 ou se tem outros objetivos”, observou Fernando, que deixou bem claro qual é o principal foco da Aston Martin para o curto prazo.

“Acho que o mais importante para todos é o regulamento de 2026. Adrian estava extraindo o máximo do regulamento atual, que começou em 2022. Mas, por exemplo, com o regulamento de 2014, a Mercedes foi quem se saiu melhor. E você nunca sabe o que vai acontecer em 2026. Queremos ser a Mercedes de 2014 ou a Red Bull de 2022. Acho que muitas equipes estão esperando por isso”, finalizou Alonso.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação sprint e classificação oficial, além de antes e depois da corrida. O TL1 abre o fim de semana de pista na sexta-feira, às 13h30 [de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação sprint acontece a partir das 17h30. No sábado, a corrida sprint abre as atividades às 13h, ao passo que a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 17h do domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.